sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tipos de pranchas de surf - uma pequena leitura!


Como denominar os tipos de pranchas? Bem, para tentar ficar fácil não vamos entrar nas variações das pranchas, pois existem muitas variações, vamos nos ater somente naquelas que generalizam os tipos de pranchas. Basicamente as pranchas são de cinco tipos (LONGBOARD, FUNBOARD, GUNS, PRANCHINHAS e SUP). Os tipos de pranchas são baseados nos tipos de surfe que é praticado.

LONGBOARD – São os famosos pranchões, para uma prancha ser considerada um pranchão suas medidas devem ser iniciadas com 9’ pés em diante, abaixo disso é outra categoria. São as primeiras pranchas utilizadas pelo surfe, apesar dos pranchões já terem ultrapassado a barreira imposta de que são apenas utilizadas pelos iniciantes e pelos surfistas das antigas, ainda permanece esse pensamento pela a maioria das pessoas, principalmente os leigos no mundo do surfe, mas o pranchão já ultrapassou e há bastante tempo esse seu uso, hoje surfistas do mundo inteiro já surfam de pranchão para competição, inclusive existe o circuito mundial de longboard.

FUNBOARD – Como o nome já menciona, é a prancha para diversão, isto é, elas são mais indicadas para os iniciados nesse mundo fantástico do surfe. São maiores que as pranchinhas e menos que os longboards, possuem excelente flutuação, proporcionando maior estabilidade, facilitando seu equilíbrio e a entrada na onda. Geralmente medem aproximadamente 7’ pés;

GUNS – Essas pranchas tem um apelido carinhoso, são chamadas de GUNZEIRAS, elas possuem o mesmo formato de pranchinha, porém são bem maiores, são desenvolvidas especialmente para ondas grandes, fornecem grande velocidade e mobilidade, permitindo ao surfista manobrar em ondas realmente grandes.

PRANCHINAS – São as pranchas mais usadas pelos surfistas, tanto amadores como profissionais, geralmente são utilizadas em ondas pequenas e médias, oferecem muita velocidade e mobilidade, permitindo ao surfista executar manobras muitos radicais. Existe uma variedade enorme de modelos e tamanhos, dependendo do tipo de onda e também da habilidade do surfista, geralmente são esses os parâmetros para defini-las.

SUP ou STUND UP – São pranchas relativamente novas no Brasil, para pratica-la é necessário um remo, pois o surfista já inicia em pé sobre a prancha, ela é muito dinâmica, pois pode ser utilizada em rios, lagos, lagos e no mar, tanto para sair por ai remando como também para surfar sobre as ondas. Faltou a foto do SUP, depois colocarei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário