segunda-feira, 18 de junho de 2012

Está dando onda?



           Bem galera, hoje vamos fazer um pequeno resumo de tudo que foi visto sobre a formação das ondas. Esse resumo dará a oportunidade de nos ajudar a entender as previsões nos sites de previsões. 
Observando esses detalhes abaixo, tenho certeza que a busca pelas ondas não serão em vão.



Fatores que determinam a condição da ondulação - Direção, período e condição dos ventos.

A direção da ondulação – Esse fenômeno determina em que praia terá onda! Dependendo da direção da ondulação, determinará qual praia será beneficiada com as melhores condições das ondas.  Por exemplo, a mesma praia pode dar altas ondas em uma ondulação de sul e sudeste, e ficar flat em dias de ondulação de leste. Isto acontece devido ao desenho geográfico da praia, que pode ser protegida por morros ou ilhas que impedem uma ondulação de entrar neste pico.

O período – A determinação do período esta diretamente ligada à qualidade da onda. Quanto maior o período maior o tamanho e melhor a formação da onda. Ele é medido em SEGUNDOS e variam de 4s a 16s. É importante que o surfista, fique atento ao período, porque uma ondulação grande com período pequeno (abaixo de 7s), normalmente deixa o mar mexido, com ondas fechando. Já uma ondulação pequena com período grande (acima de 8s) deixa a ondulação mais limpa e consistente. O ideal é que o período esteja entre (8 e 10s), caso sua preferência seja de ondas grandes, acima de 10s, é garantia de ondas grandes.

A direção e a força do vento - Esses fatores irão definir se o mar será mexido ou liso. A troca de experiência entre os surfistas proporciona o conhecimento da direção certa do vento certo para seus picos preferidos. O vento ideal para formação das ondas é o vento TERRAL, é o vento que sopra da terra para o mar. Ele pega as ondas de frente, proporcionando uma parede aberta por mais tempo. Muitos preferem que não tenha vento, já que dificilmente ele tem a força e direção certa. Já o vento MARAL, é o vento que sopra do mar para terra, normalmente, e claro, dependendo da força pode estragar a formação das ondas.

                                                         Bira Medeiros - Muizemberg - AFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário