sábado, 13 de julho de 2013

Minha primeira prancha

Olá galera.

Nosso assunto hoje é para aqueles que estão com intenção de adquirir sua primeira prancha!

Normalmente os surfistas iniciantes ou começam pegando onda nas “escolas” de surf ou com a prancha emprestada por algum amigo. Quando o iniciante passa por esse aprendizado, surge à dúvida, qual será a melhor prancha para mim? Sei que muitos terão opiniões das mais diversas: 

Segue abaixo algumas dúvidas que assolam a cabeça dos surfistas iniciantes.
         - Qual é a melhor opção, pranchinha, longboard ou uma fan?
         - Usada ou nova?
         - Mando fazer ou compro direto na loja?
         - Vou por minha intuição ou peço a ajuda de um surfista experiente?





Bem, são infinitas as questões a serem levantadas. Vamos tentar destrinchar pelo menos as que assinalamos acima.

Qual a melhor opção?
Isso vai depender das suas ambições com relação ao surf. Se você já sabe remar, ficar em pé e até se arrisca a colocar de lado na onda, nesse estágio, você já tem alguma noção. Vamos as ambições, Eu particularmente, indicaria para um iniciante começar pelo LONGBOARD. Por quê? São vários os motivos, o tamanho da prancha, os colegas dentro d’água, a áurea que envolve o LONGBOARD, a durabilidade da prancha, entre outras vantagens.
         
Inicialmente, deve-se adquirir um longboard, com as medidas generosas,      bordas espessa e arredondadas, bico e rabeta mais largos e o tamanho com      no mínimo 9 pés. Essa prancha vai proporcionar equilíbrio e confiança no      aprendizado.
         
Depois, se desejar sair do longboard e fazer uma prancha menor, sugiro,              fazer um FUNBOARD. Com um tamanho na casa dos 7 pés, e as demais          medidas proporcionais a peso e altura e até ao nível do surf. Pode ter        certeza nesse estágio, você já sabe o que quer!
         
Por fim, se você deseja descobrir novos horizontes? Então, vamos ao mundo das pranchinhas. Nesse caminho tem-se a opção de testar o surf com uma fish 6 pés, essas pranchas possibilitam um aprendizado para o universo das pranchinhas. Depois desses estágios, você estará preparado para ter  sua pranchinha.

Uma prancha usada ou uma nova?
Essa questão é bem particular. A prancha usada tem a vantagem do preço, porém perde nos demais quesitos, a não ser que seja uma prancha em excelente estado. Já a prancha nova, as vantagens são bem maiores, principalmente no quesito flutuação que é o principal. Para o surfista iniciante essa característica é fundamental.

     Mando fazer ou compro na loja?
Novamente segue outro dilema. A vantagem de comprar na loja é a praticidade, a prancha está ali, pronta. Você sente a prancha na hora. Quando se manda fazer, além do tempo de espera, também não sabe se vai sair do jeito que você desejava, normalmente, você irá ficar feliz com o resultado, pois os caras arrebentam.  Mas, a principal vantagem de mandar fazer, é a relação que se cria com o Shaper... Isso não tem preço!

Intuição ou ajuda de alguém?
Bem, sugiro trocar muita ideia com os mais experientes, além de você começar entender o surf, também irá constituir novas amizades.

Sei que teria muitas questões a serem abordadas, porém esse assunto é difícil de escrever para um surfista iniciante, são termos e propósitos muitos específicos que só com o tempo será entendido, por isso procurei abordar os mesmos questionamentos que um dia tive, não quis entrar no mérito mais particulares com relação a essa decisão, usei da minha experiência, hoje tenho quase vinte anos de surf, passei 10 anos no LONGBOARD, migrei pro FUN, voltei novamente para o LONG, e hoje, tenho um quiver com um LONGBOARD 9 pés, uma pranchinha 5,11 pés, uma fish retrô 6 pés e uma pranchinha híbrida 6 pés.




7 comentários:

  1. Bira Medeiros, obrigado por seus comentários. Estou pensando em entrar nesse " universo do surf", e tenho tido dificuldades em obter informações. Apesar de morar no RJ, não moro perto da praia, fato que vai me levar a surfar nos finais de semana, e minha " galera " não entende nada de surf. Tenho 1,85m e peso 97 kg, penso em adquirir uma funboard. Tenho procurado por funs de 7'8 a 7'11. Qual tamanho vc acha que estaria mais adequado ao meu peso x altura.
    Mais uma vez, agradeço pelas dicas que já aprendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cunha.
      Desculpas, por não responder sua pergunta antes.... tive alguns problemas pessoais e tive que deixar o blog de lado... porém hoje, tudo resolvido... vamos voltar com toda vontade.

      Entendo perfeitamente sua dificuldade.... o surf, parece ser um esporte individual, porém o bom mesmo é quando compartilhamos com alguém... ai ele se torna coletivo, principalmente no inicio, essa interação e fundamental.

      Sobre seu questionamento, Você está certo.... primeiramente, procure uma escola de surf, nela você vai adquirir a experiência necessária, além da interação que falei anteriormente. Quanto a prancha, você está bem correto, uma fun vai te ajudar muito, mas se você encontrar um longboard 9.0 seria melhor, sua evolução seria mais rápida. Espero ter ajudado. Abração

      Excluir
  2. Cara, boa tarde! Curto muito seu blog e dicas. Se puder me ajudar ficaria agradecido. Entre uma funboard 7/5 x 21" x 2 3/4 e uma mini long 6/8 22" x 3" - qual na sua opinião daria mais estabilidade para um iniciante?

    Obrigado pela atenção.
    Abraço,
    Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo.

      Peço desculpas, por não responder sua pergunta antes.... tive alguns problemas pessoais e tive que deixar o blog de lado... porém hoje, tudo resolvido... vamos voltar com toda vontade.

      Para um iniciante, você está muito fera... rsrsr Sabendo todas as medidas!!!!

      Teria que ver seu surf para saber seu nível.... No entanto, acho que a FUN é mais genérico, a estabilidade será mais e sua evolução será mais rápida. Os "mini long" normalmente tem boa área, com pouco volume, então exige um pouco mais de experiência. Espero ter ajudado, abração

      Excluir
  3. Boa tarde. Ja tenho uma pequena experiência no surf. Estou numa escola de surf e uso uma 7'2". Pego um pouco de parede e dropo bem mas queria comprar a minha prancha mesmo. Pensei em comprar uma usada. Quais os cuidados que vc me indica para a compra? Pensei em comprar uma 6'4" a 6'6". Vou notar muita diferença? O que vc me indica?

    ResponderExcluir
  4. Opa bira, tudo bom? Seguinte, faço aula de surf e uso uma prancha 7 pés. Estou pesquisando prancha para comprar e meu amigo, que ja surfa, disse pra eu comprar uma 6 pés. Ele disse que eu me acostumo facil. Eu ja remo bem, ja pego onda, ja pego parede. Vc acha uma boa migrar de 7 pés para uma 6 pés? Um amigo meu fez isso e ta surfando normal ja.

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/Por-Ondas-Artificiais-em-Itabora%C3%AD-RJ-100489530345641/?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir