sábado, 14 de julho de 2012

Finalizando nosso assunto sobre quilhas - espero que tenha ajudado a tirar suas dúvidas!


Qual quilha usar?



E então, quais quilhas devem ser usadas para os diferentes tipos de ondas? Essa questão diz muito com relação ao nível do surfista, Eu, por exemplo, só conseguir fazer essa leitura depois de alguns anos surfando, mas como estamos aqui para tentar ajudar aos menos inexperientes, vamos resumir esse assunto:

Para ondas pequenas (de meio metro até um metrinho) devemos escolher as quilhas de base larga com ponta fina (com menos área), para atingir menor profundidade e inclinação.
A base larga irá gerar maior tração, porém vai liberar água com mais facilidade, em função da ponta mais fina, isto é, vai dar uma derrapadinha sem desgarrar, como a quilha terá menor profundidade proporcionará ao surfista mudar de direção mais facilmente.

Já para ondas maiores (de um metro a+) devemos usar as quilhas com base um pouco mais estreita, proporcionando mais estabilidade nas curvas, porém a ponta deve ter uma área levemente maior, para obter maior impulsão. Contudo, a profundidade deve ser proporcionalmente maior com relação ao tamanho e a força das ondas. Deve-se ter atenção também na inclinação, que deve ser um pouco maior, com isso podemos garantir um arco mais fluído nas curvas.

É isso ai galera, são muitas variáveis para escolher a quilha ideal pra cada tamanho de onda, mas, basta ir conversando com os amigos e testar as diferentes condições que iremos tendo a melhor opção quilha/onda. 

Aproveite e curta essa maravilha que é surfar.

Homenagem: Nosso irmão George, arrepiando nessa clássica onda, no México.


Nossa amiga e sempre defensora do Meio Ambiente Carla, criticando a sujeira que deixamos nas nossas praias... VAMOS TER CONSCIÊNCIA GALERA - se cada um levar seu próprio lixo, nossas praias com certeza ficarão mais limpas! Parabéns Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário