quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Qual laminação devo usar na minha prancha?

Olá galera.

Nas próximas postagem que escreveremos, vamos comentar sobre duas condições que envolvem sua prancha: São características que definem além da beleza o tempo de durabilidade do seu equipamento, vamos tentar entender e esclarecer essas condições.

Vamos falar de qual tipo de laminação e qual tipo de acabamento que iremos usar na sua prancha!

Primeiramente, vamos descrever alguns itens para o entendimento geral dos textos:

a)      Resiliência – É a capacidade de a prancha voltar ao seu estado original depois de ter sido flexionada; Isso demonstra que as pranchas vão diminuindo sua performance, pois, com o tempo sua resiliência vai diminuindo, com isso aquele trope, aquela cavada, já não como antes... tá no hora de trocar de prancha!!!! 
b)      Laminação – É a cobertura de tecido (manta) que envolve a prancha;
c)      Acabamento – São basicamente os níveis de lixamento aplicado na laminação;
d)     Manta – Pode ser de fibra de vidro, fibra de carbono, etc... Porém vamos nos ater a fibra de vidro, pois ainda é a mais comum na confecção de pranchas de surf; e
e)   Onças – Nos países que utilizam o sistema internacional de medidas, as mantas são codificadas em gramas por metro quadrado e nos EUA em onça/pé ao quadrado, no mundo do surf, utiliza-se o padrão americano.
Medidas mais comuns nas pranchas de surfe (em vermelho):

Padrão de medida internacional
Padrão de medida americano
Gramas/metros quadrado
Onça/pé quadrado
150 g/m2
½ 0z/ft2
300 g/m2
1 oz/ft2
450 g/m2
1 ½ oz/ft2
600 g/m2
2 oz/ft2
1200g/m2
4 oz/ft2
1800g/m2
6 oz/ft2


Para definirmos qual tipo de laminação, é necessário ter em mente a regularidade com que surfamos, pois é sabido que uma prancha comum leva 6 meses ou aproximadamente 160 horas, de surfe, para que sua resistência comece a cair, isto é, sua resiliência é menor após esse período, claro que esses números possuem variáveis, tais como: performance do surfista, cuidados com a prancha, tipos de ondas surfadas, e claro nosso assunto, a laminação escolhida.
Lembrando que estamos falando de resistência da prancha, não em durabilidade, pois uma prancha de poliuretano dura cinco anos ou mais.

Tipos de laminação
Competição - Bem leve ideal para surfistas competidores e surfistas que não se preocupam com a durabilidade e sim com a leveza da prancha. Os competidores costumam usar pranchas com uma camada de tecido 4 onças no fundo e duas de 4 onças o deck e sem o banho final a fim de obterem um equipamento leve, porém mas frágil. 

Standard - Combinação de peso x resistência não tão leve como a competição, porém com mais durabilidade. Para esse padrão, usa-se duas 4 onças no fundo e no deck.

Robusta – Configuração de resistência - A prancha fica com um pouco mais de peso, mas com boa resistência.
Para esse padrão, usa-se duas de 4 onças no fundo e uma de 6 no deck. Lembrando, que terá uma excelente resistência, mas com peso razoável.
Claro que essas medidas, devem ser discutidas como seu shaper, pois quando se fala de prancha de surfe, são muitas variáveis, já mencionamos antes, mais nunca é pouco lembrar: ondas a serem surfadas, peso do surfista, grau de habilidade... etc. O que mais importa é a conversa com seu shaper que irá definir o que é melhor.

Cabe ressaltar ainda, que as configurações sugeridas são apenas para servir de referência, não retratam necessariamente nenhuma obrigação.

abraço a todos e boas ondas 





Nenhum comentário:

Postar um comentário