sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Quiver nosso de cada dia...


Primeiramente, o que seria QUIVER?  Bem, não existe uma tradução, então, o Quiver é a quantidade de pranchas que o surfista precisa para os diversos tipos de onda!

Para os Surfistas experientes o Quiver determina sua conexão em relação ao nível de surf e as ondas, isto é, sua relação com as ondas.

Para uma definição mais clara, o Quiver é o conjunto de pranchas de modelos e características diferentes.

Como nosso objetivo é focar nos iniciantes, não vamos nos ater as diversas variações de quiver que os competidores utilizam, pois um competidor, por exemplo, ele pode possuir no seu quiver até 3 pranchas do mesmo tamanho, porém com características muito sutis.

Para os iniciantes, o que vai determinar ter ou não um quiver é sua relação com o Mar. O que isso significa, até onde esses iniciantes pretendem ir com seu surf, digo isso, porque vemos surfistas iniciantes, que se apegam a sua prancha e com isso perde no quesito evolução. Um quiver para iniciante, falo daquele que já está com um nível um pouco melhor, não o iniciante que ainda está na escola de surf! O surf é um dos esportes em que os praticantes estão sempre evoluindo, claro que são vários fatores que influenciam, porém as pranchas são determinantes nessa evolução.

Entendo, que um Quiver para um iniciante que pretende evoluir com seu surf, seria de 3 pranchas, independente quais pranchas estão sendo utilizadas!
Caso seja um LONGBOARDER – Um Long 9.0 com rabeta larga (squash), um bico arredondando e um meio mais largo e com bordas generosas, uma prancha 9.2 com as características menores das citadas, e por último uma prancha hibrida que atenda os modelos que citei, porém com quilha de encaixe, para proporcionar ao surfista uma variação do seu surf.

Mencionei acima, um exemplo para longboard, mas o modelo também  pode ser utilizado para outras tamanhos de prancha.

Gostaria de também mencionar um modelo de Quiver, para aqueles surfistas que pretendem uma evolução e um desempenho com rendimento no seu aprendizado: Seria um Longboard 9.0 com as medidas proporcionais ao seu nível, uma Fan 7.0 com as medidas mais burocráticas e uma pranchinha 6.0 com as medidas mais generosas.

E ainda pode-se programar seu quiver para viagem: esse quiver tem que ser bem elaborado, pois se levar pranchas erradas, pode ficar sem surfar na viagem. Dois fatores devem ser considerados: Quais as ondas que vou surfar? E a possibilidade de quebra de alguma prancha! Então quando for fazer seu quiver de viagem lembre-se desses dois itens. Também, não esqueça um quiver para viagem, as quilhas terão que ser removíveis.

Nesse texto tentei abordar as necessidades dos iniciantes do mundo do surf. Porém existe um QUIVER, que chamo de ESTILO DE SURF.

Esse QUIVER proporciona ao surfista desfrutar de todas as diferentes possibilidades de surf. Significa a liberdade sobre as ondas:
1-      Pranchinha;

2-      Fish retrô (porém com possibilidade de trocar as quilhas);


3-      Longboard clássico;


4-      Alaia, e por fim;


5-      Stand up.




CITAÇÃO:

“Por isso atenção na compra das suas pranchas acredito que o quiver bem montado é a garantia para sua satisfação em um dia de surf, seja ele para melhorar a performance correr uma bateria ou apenas se divertir.
A possibilidade de experimentar evolui em todos os sentidos...”

2 comentários:

  1. Aloha!
    Bira, muito maneiro o blog. Eu e alguns amigos começamos a surfar em Salvador enquanto estivemos lá a trabalho. Agora estamos alguns no Rio e eu, entre outros, em Macaé. O blog é muito legal, tem várias dicas, espero que você volte a colocar conteúdo aqui!
    Abração
    Bernardo

    ResponderExcluir
  2. Really cool! I've learned a big deal.☉

    ResponderExcluir