domingo, 26 de maio de 2013

Como "furar uma onda"!

Olá galera.

Vamos trocar uma ideia de como “FURAR UMA ONDA”. Dentro da aprendizagem para a prática do surf, a ida para o out side remete a vários quesitos, dentre eles, a ação de furar a onda é muito importante.


A utilização da técnica correta irá levá-lo ao out side com mais tranquilidade, cansando-se bem menos.

Veja abaixo o movimento correto:
fonte do desenho: Net
Segue as instruções:
a)      Quando a onda estiver (+-) a 1 metro a sua frente, deve-se iniciar o movimento. Segure as bordas da prancha, logo a frente de onde está a caixa torácica;

b)      Mantenha os braços, como se fosse fazer flexão, pressione para baixo, fazendo com que o bico comece a afundar;

c)       Assim que o bico afundar, coloca-se um dos joelhos ou o pé na rabeta. Também pressionando pra baixo, com isso a parte de trás da prancha vai afundar;

d)      Agora, levante a outra perna mantendo-a esticada para cima, isso vai ajudar no equilíbrio e também afundando a prancha. Com os movimentos citados, você vai afundar o máximo que puder, junte o corpo à prancha, sempre segurando-a com firmeza;

e)      A onda vai passar e com a própria flutuação da prancha, você vai começar a subir, procure ajudar puxando o bico com aos mãos, com esse movimento você retornará a superfície;

f)       Segue algumas dicas complementares:

1 – Nas ondas grandes – procure ir o mais fundo possível, dando um chute na prancha para baixo;
2 – Durante a subida segure a prancha bem firme, pois a espuma tende a desgarrar a prancha;
3 – Caso a onda seja muito grande – o melhor é largar a prancha e afundar, não esqueça a cordinha de boa qualidade é   
       muito importante;

                                                      Fonte: Net

Agora é só treinar – treine o Máximo que puder, só assim você fará o movimento com fluidez


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cordinha ou strep - Sua aliada em situações de risco


Olá galera.

            Hoje, nosso assunto também é de suma importância na prática do surf, envolve um item muito importante nessa atividade. Estamos falando de um dos itens de segurança fundamentais ao surfista aos banhistas e claro a sua prancha. A Cordinha ou Strep.

            A cordinha ou strep é importante em todos os sentidos, pois como falei acima, diz respeito a todos os envolvidos na sessão de surf. A cordinha além de garantir ao surfista a não perder sua prancha ao cair da onda, ajudando-o a manter-se na superfície, também protege os banhistas que estão alheios a tudo que acontece no outside, uma prancha seja pranchinha ou longboard, pode causar ferimentos graves a essas pessoas.

            Na hora de adquirir sua cordinha, são dois os fatores a serem considerados: A qualidade e o tamanho.



            Com relação à qualidade, dispensa comentários, às vezes uma cordinha mais barata, acaba saindo mais caro, pois caso a cordinha venha se partir, além de atingir alguém na praia ainda tem o risco da prancha ter algum tipo de quebra, pois ao atingir um ser humano, geralmente a prancha também sofre danos, além do risco da prancha bater nas pedras.

veja a qualidade do velco e empunhadura 


            O tamanho da cordinha deve ser proporcional ao tamanho da prancha. Logo, uma prancha de 6’ deverá ter uma cordinha na mesma medida, o mesmo vale para os longboards e funs. Para aqueles que puderem o ideal é que se tenham no mínimo dois pares de cordinha, uma mais grossa e outra mais fina, para serem usadas de acordo com as condições do Mar.

            Algumas características que ajuda para definir uma cordinha de boa qualidade:
Strep com 2 distorcedores


a)      Possua dois distorcedores, tanto na parte que amarra na perna como na parte da prancha;
b)      O velco seja forte e de boa qualidade; e
c)      O preço, uma cordinha pra pranchinha de boa qualidade, aqui no Brasil, não sai por menos de R$ 90,00. Portanto, o melhor é ter duas, pois dependendo das condições do mar, escolhe-se a mais conveniente. A cordinha pra pranchinha é importante, porém para longboard é extremamente importante, pois dos danos causados por um longboard a deriva, geralmente são muito graves.




Os principais cuidados com as cordinhas são os mesmos que se deve ter com as pranchas, como já falamos antes em outras ocasiões. Lava-la com água doce após a sessão de surf e evitar de expor ao sol.