Hoje nós vamos nos prender nos itens básicos que
formam a quilha, onde procuraremos proporcionar um entendimento simples sobre
as partes e a sua funcionalidade. A intenção é não ser muito técnico, pois
tornará a leitura chata para nós iniciantes no mundo do surfe, em especial ao
mundo das QUILHAS.
Template – É a curva de outline da quilha.
Área – É a área do templade projetada em duas dimensões, medida em polegadas elevada ao quadrado. Lembrar que, a área da quilha deverá ser proporcional ao peso do surfista e sua habilidade.
Base – É o maior comprimento da quilha. Quanto maior a base mais direção proporcionará a prancha. Se ao contrário a base for pequena, proporcionará arcos mais curtos nas manobras.
Ponta – É o menor comprimento da quilha, oposta a base. Quanto maior a ponta, mais impulsão, ao contrário, mais agilidade, porém menos impulsão.
Um item importantíssimo para definir a qualidade das quilhas é FOIL. Claro que devemos observar acabamento entre outros itens mais uma quilha com foil bem dimensionado, definirá sua qualidade. Então o que é esse tal foil.
O Foil é a seção hidrodinâmica da quilha no sentido longitudinal. O foil afeta a forma como a prancha se move dentro d´água.
Nas fotos abaixo mostra o foil frontal e longitudinal:
Figuras: http://bousurf.com
Quilha com curva alongada
Claro que o assunto quilhas abrange muito mais características e funcionalidades, porém vamos ficar nos itens mencionado para facilitar o entendimento sobre o assunto, depois falaremos mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário