quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Baia Formosa - RN - garantia de surfe e alegria



Olá galera.

    Bira e o pico do PONTAL
                                                                              

Recentemente, mais precisamente no inicio de Janeiro, realizei uma viagem que desejava fazer há bastante tempo. O lugar chama-se Baia Formosa-RN, onde várias feras do surfe consideram BF como a melhor direita do Brasil. Realmente tenho que concordar, à direita do PORTO é algo assim sem explicação.
Mas, a razão maior de compartilhar essa viagem é justamente o motivo principal do nosso BLOG, uma vez que nosso objetivo é escrever para os iniciantes no mundo do surfe, e BF pode e irá nos ajudar muito na nossa evolução.


                                          minha sobrinha Bebel, Eu e Lena (esposa)



Baia Formosa, é a última praia do RN, fronteira com PB, seu acesso é super tranquilo, estrada boa e bem sinalizada. Saindo de Natal ou de João Pessoa, via BR-101, zero de problema. De Natal são aproximadamente 90 km e de João pessoa pouco mais 100 km.

Já em BF, nos hospedamos na Pousada “Sonho Meu”. A pousada possui alto astral e é super maneira, a proprietária Sonia, dar até dicas de onde e como escolher os picos.

Além da pousada citada, os restaurantes são poucos. Mas, procurando e perguntando para os locais, irá descobrir lugares bem legais. BF, não possui só surfe, possui várias opções de lazer: passeio de bugue e barco, trilhas e a mata estrela (resquício da Mata Atlântica) e a lagoa da coca-cola, entre outras atrações.

Como nosso assunto é surfe:

Dividimos BF em três picos, todos podem ser feito a pé, saindo da pousada.

O primeiro deles é o pico do PORTO – direita perfeita, normalmente meio metro, um verdadeiro parque de diversões, só deve-se ter um cuidado, funciona só na maré seca, na cheia, fica muito gorda.

PONTAL – Show! É o pico mais casca grossa, as direitas são mais fortes, o crowd é bem maior, funciona melhor na maré cheia, cuidado com as pedras, o ideal é perguntar para os locais como entrar, pois da areia não dar pra se ter noção de como se chegar ao pico. Já no pico, inicie o surfe mais à direita, pois assim irá se acostumando com as pedras, depois da adaptação, ai sim, deve arriscar-se nas direitas do centro até o início da formação mais à esquerda, onde as ondas literalmente quebram em cima das pedras, ai todo cuidado é pouco.

Outro pico alucinante é o MAR DE FORA – É o pico mais mix, funciona com as duas marés, pelo menos foi o que rolou nos dias em que estive por lá, são direitas e esquerdas, com boa pressão. Vale muito a pena!

O melhor do surfe em BF rola logo cedo, pois o crowd praticamente não existe. É isso galera, não percam a oportunidade de surfar nesse paraíso. ALOHA!

Outro programa muito legal em BF é conversar com os pescadores, muito legal, os caras têm muitas histórias pra contar!!!





  direitinha show, PORTO

                                            PORTO
                                          Bira ao fundo PONTAL


imagem do google - indica a entrada de BF pela BR-101




















































terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Longboard - mais um titulo para o Brasil

Olá galera.


Estamos de parabéns.

O Rodrigo Sphaier, longoarder local de Saquarema, trouxe mais um título para o Brasil.

O mais legal desse mundo fantástico do surfe é que sendo você profissional ou apenas free surfer, podemos
compartilhar o mar com um cara que ganha uma etapa do CIRCUITO MUNDIAL DO LONGOARD EM HUANCHACO NO PERU.

O SURFE REALMENTE É ESPECIAL!!!

Vejam a matéria completa no link:

http://www.surfguru.com.br
O brasileiro Rodrigo Sphaier conseguiu um feito inédito no IV Campeonato Mundial de Longboard de Huanchaco – Copa Cerveza Pilsen Trujillo no Peru



Nosso BLOG não podia deixar de prestar essa homenagem ao Rodrigo.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Racks

Olá galera.

Estive de férias... rolou uma viagem bem legal, fiz Salvador, Natal, Baia Formosa, rolou boas ondas. Mas, o que importa mesmo são nossos assuntos... infelizmente não deu pra fazer um material legal dos picos que surfei.

Hoje vamos falar dos racks... assunto importante, pois sempre que viajo vejo algum problema com pranchas que caíram dos carros.

Vamos relatar os modelos e sua utilização:


Existe uma infinidade de modelos de racks para pranchas de surfe, temos modelos móveis (tipo fita) fixos e um novo modelo que é o rack com ventosas, etc... Todos eles oferecem vantagens e desvantagens. 

No entanto, todos os modelos exigem o uso da fita para amarração.

·        Os racks móveis - A utilização desse tipo de rack possui várias desvantagens, arranha a prancha e o teto do carro, corta a borracha das portas, além de escorrer água da chuva pela fita para dentro do carro.

rack almofada

rack almofada instalado no carro

rack de fita


·         Já os racks fixos, denunciam que é carro de surfista, desvalorizando numa possível revenda, porém são seguros e práticos, pois uma vez instalados, ficam prontos sem precisar mexer; e.

                                                              rack fixo
·     Por último os racks de ventosa - realizei uma pesquisa na internet e a revista QUADRO RODAS, edição Julho de 2011, na seção “auto-serviço/especialista”, foi classificado com notas 7 e 9. Garantindo praticidade e baixo custo, apenas faz uma pequena ressalva sobre as ventosas, indicando não parecer tão firmes como os outros sistemas.

·       Também realizei consulta com alguns usuários, as declarações foram muito favoráveis, a única    observação, é a recomendação de retirar todas as vezes que não esteja em uso.



Ø  Para os racks de fita, sugiro adquirir com no mínimo 4,5 metros de extensão, para facilitar a amarração da prancha ou pranchas no carro.