quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Prainha - um santuário do surf dentro da cidade do Rio!

Praia da Prainha - Rio de Janeiro - RJ

Chegada a Prainha - para uma seção de surf, Bira Medeiros e Samuel Carone.


Localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental, a praia da Prainha, é sem dúvida o pico de surf do Rio de Janeiro mais constante, não é a toa que é a preferida pela maioria dos surfistas da capital. Além das boas ondas, nos seus 700 metros de extensão a prainha oferece além de três pico bem distintos, também uma natureza incrível e boa infraestrutura de conforto.

As ondas

São três picos de beach break, definimos como canto direito, meio e canto esquerdo. No canto direito, as ondas normalmente são mais cavadas e oferecem mais potencial para o pessoal de nível intermediário pra cima, a entrada no mar pode ser feito rente às pedras, pois possui um canal bem tranquilo. Já no meio as dificuldades para varar a arrebentação é bem mais difícil, porém as ondas na maioria das vezes são mais tranquilas. No entanto nos dias de mar grande, quebram ondas fortes para os dois lados.
Para os iniciantes o canto esquerdo é mais aconselhável, pois as ondas quebram mais no outside (lá fora) de geralmente são mais gordas.

A praia

A extensão de areia da prainha possui aproximadamente 150 metros, de areia clara e água normalmente cristalina e própria para banho, a prainha é um verdadeiro santuário, cercada por morros revestidos por Mata Atlântica bem preservada, possui também um manancial de água doce, no qual tem chuveiros para o banho após a seção de surf.

Localização e infraestrutura

A prainha fica logo após praia da Macumba, depois do camping da cidade do Rio, é separada por um pequeno morro, com estrada boa de asfalto, sem problemas, porém só chega-se de carro.
Sua infraestrutura é pequena mais atende perfeitamente a todos, tem dois quiosques no meio da praia e um restaurante no canto direito, além de estacionamento. Caso aconteça algo com sua prancha tem um mano na praia que realiza pequenos reparos ali mesmo na praia.

Nunca é demais falar: Nunca jogar lixo nas praias e respeitar os locais. ALOHA.

foto internet

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Grumari - garantia de surf dentro de uma APA


Praia de Grumari

Fica aproximadamente a 60 km do centro do Rio, seguindo a Barra da tijuca, Recreio dos Bandeirantes, logo após a Prainha, acesso só de carro. As maiorias dos surfistas que frequentam essa praia são da região oeste, porém isso não impede de outra galera surfarem por lá.

Eu, particularmente já surfei por lá várias vezes e nunca observei nenhum localismo, nem agressividade por parte de ninguém!

A praia de Grumari fica numa área bastante preservada de restinga (Área de Proteção Ambiental da zona Oeste), então tenha o cuidado, o qual se deve ter em todos os picos, de ajudar a preservar a região. A praia é bastante extensa, cerca de 4 km, porém o melhor pico é no canto esquerdo, indo do Rio, é logo no início, tem lugar pra estacionar, é super tranquilo.

Com relação às ondas, aconselho aos mais afoitos fazer uma análise do pico, pois a correnteza é forte e as ondas nos dias com tamanho bom, costuma quebrar bonito, outra coisa importante desse pico é que a entrada é feita entre as pedras, por isso requer atenção. No meio e no canto direito, é bem mais tranquilo, porém a entrada é um pouco mais difícil, pois não tem canal, o jeito é varar a arrebentação. BOAS ONDAS!

                                            foto:www.waves.com.br